Clínica

Apresentação

A CAP – CLÍNICA DE ATENDIMENTO PSICANALÍTICO, do IPP – INSTITUTO PAULISTA DE PSICANÁLISE, é um sistema de atendimento terapêutico especializado, estruturado para os diversos setores da população com valores acessíveis a cada interessado, é também direcionada para o atendimento público nas cidades conveniadas junto às Prefeituras e Instituições afins.

 

A CAP pratica a psicanálise, tendo como base a teoria psicanalítica, utilizando-se os conceitos de Inconsciente, Transferência, Resistencia, Interpretação, Associação Livre, Retificação Subjetiva, Histerização do Discurso, Neurose, Psicose, Perversão e Ética Psicanalítica. Deste modo, a técnica psicanalítica norteia e sustenta todo o exercício realizado, uma vez que a direção do tratamento acontece a partir da escuta, trabalhando com a subjetividade do sujeito.

woman lying on a couch beside a man writing in a notebook
2

Assim como o IPP – Instituto Paulista de Psicanálise, a CAP também assumiu uma ideologia central. Uma premissa que norteia a atuação da clínica de acordo com os valores que guiam sua conduta, desenvolvendo uma verdadeira “cultura psicanalítica”. Uma cultura que define sua dinâmica Institucional na consolidação de um projeto compartilhado e que está expresso na sua Missão, Visão, Valores e Objetivos.

A CAP proporciona atendimento a adultos e adolescentes de forma individual. O atendimento é prestado a pessoas com Depressão, Angústia, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Fobias, Neurose, transtornos Alimentares, Doenças Psicossomáticas (gastrite, fibromialgia, psoríase, etc.), Toxicomania e Disfunções Sexuais. Acreditamos que a sociedade somente será justa e humana quando houver uma transformação interna em cada um de nós.

 Desta forma A CAP cumpre com sua responsabilidade social promovendo a saúde psíquica pessoal e consequentemente, melhorando as relações sociais.

 A CAP conta com um quadro de profissionais capacitados para oferecer tratamentos psicanalíticos individuais para adultos e adolescentes.

 Nascida da atividade de prática clínica de analistas em formação durante o período do curso de formação de psicanalista do IPP foi se transformando em uma rede de atendimento com alunos, ex-alunos e analistas formados fora da instituição, todos compondo o corpo de profissionais da clínica.

Assim, criaram-se mais clínicas de atendimento, gerando uma série de parcerias institucionais e, consequentemente, um número cada vez maior de atendimento, inclusive no setor infantil e da terceira idade.

NOSSA MISSÃO É: ATRAVÉS DA PRÁTICA PSICANALÍTICA TORNAR

                “CONSCIENTE O INCONSCIENTE” PROPICIANDO AO NOSSO

                 PACIENTE UMA TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE FORMA

                 RADICAL E ABSOLUTA.

Ser referência nacional e internacional em atendimento Psicanalítico.

Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade.

Valorizar e respeitar as pessoas e a vida.

Atuar com responsabilidade social.

Contribuir para a promoção da dignidade humana, a proteção social e a garantia da igualdade de direitos.

Observar o mais absoluto sigilo nos atendimentos psicanalíticos.

Observar rigorosamente o método psicanalítico nos atendimentos.

Assegurar sempre a qualidade do atendimento psicanalítico independentemente dos valores acordados.

Salas de Atendimento