Quem Somos

Apresentação

O IPP – INSTITUTO PAULISTA DE PSICANÁLISE, é uma instituição de direito privado, nascido da experiência clínica/pedagógica de seus diretores, com valores e compromissos éticos e um acentuado rigor científico, desde 2005, vem paulatinamente se estruturando, criando sua própria identidade e trabalhando na divulgação da psicanálise.

Nossa finalidade é produzir conhecimentos novos, acumular conhecimentos já produzidos e difundir todo conhecimento disponível sobre psicanálise, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e para a transformação social e dos indivíduos, com base na multidisciplinariedade e na pluralidade de abordagens.

Desde o início de suas atividades, o IPP – Instituto Paulista de Psicanálise assumiu uma ideologia central. Uma premissa que norteia a atuação do Instituto de acordo com os valores que guiam sua conduta, desenvolvendo uma verdadeira “cultura psicanalítica”. Uma cultura que define sua dinâmica Institucional na consolidação de um projeto compartilhado e que está expresso na sua Missão, Visão e Valores.

“Formar com excelência, psicanalistas éticos, solidários e competentes”

“Ser referência nacional e internacional em Psicanálise”

  • Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade.
  • Valorizar e respeitar as pessoas e a vida.
  • Manter a psicanálise, sempre como ciência independente, observando uma formação pluralista, porém desenvolvidas nos conceitos fundamentais freudianos.
  • Propiciar que o ensino psicanalítico seja feito não somente em salas de aulas, mas também em trabalhos de pesquisa, em atividades extracurriculares e em prestação de serviços à comunidade.
  • Propiciar que nossos alunos tenham sólida formação básica, porém sem negligenciar a aplicação destes conhecimentos.
  • Garantir a renovação e qualificação acentuada dos nossos professores e analistas. Garantir que o curso livre de formação em psicanálise contribua para que os alunos e analistas se tornem protagonistas de transformação social.