Todos nos sentimos deslocados a um lugar de desconforto quando nos deparamos com os estudos de uma ciência nova, que são por vezes: confusas, difíceis de interpretação e parece não haver uma sequência lógica. Você já passou por isso?
O Descomplica Freud, foi criado, pensando em otimizar e colaborar para que juntos, tenhamos um lugar de discussão sobre esses lugares vazios que desejamos preencher durante nossos estudos.
Em nossos encontros iremos repassar alguns textos da obra de Freud, ressignificando-os e, buscando através de discussões, traçar um caminhar de estudo autônomo, contribuindo para a formação integral do psicanalista.
As escolas contemporâneas com propostas de educação inclusiva enquanto ideais têm angariado a simpatia dos pais, educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos aceitos e proclamados universalmente. Além disso, com o desafio do trabalho na diversidade, os professores também se beneficiam, pois as tradicionais práticas pedagógicas, centradas no ensino homogêneo, repetitivo e desinteressado, passam a ser repensadas.
A questão é, as escolas, em sua grande maioria, não estão preparadas para acomodar esses alunos e eles por sua vez, chegam em nossos consultórios com queixas desde dificuldade de aprendizagem clássica até questões de baixa auto estima e pensamentos suicidas. Portanto, é muito importante, que o Psicanalista consiga identificar os principais Transtornos de Aprendizagem, TEA (Transtono do Espectrum Autista) e Síndromes, colaborando ativamente para o tratamento multidisciplinar ao qual o paciente é submetido.
Para Freud, “psicanálise é em essência a cura pelo amor”. A Ideia de inconsciente, apresentada por Sigmund Freud no início do século XX, mudou definitivamente a estrutura psíquica do homem. A morada consciente, ditada pela razão deixou de ser uma realidade. Tornou-se um ideal a ser perseguido incessantemente pelo sujeito. Este, dividido entre impulsos sexuais arcaicos que o movem, e a censura proveniente da instancia moral, interiorizada em seu psiquismo, passou a vagar entre desejos reprimidos e demandas morais. E a sofrer por isso.
Lamento, remorso, arrependimento: estas três atitudes manifestam o poder que tem o homem de pôr em questão seu passado, seu ser. O homem, disse Heidegger, “é o ser das distâncias”. Não coincide nunca com o seu presente, voltando-se para o passado através do projeto. E é ainda esta capacidade de não coincidência consigo, de não adesão a si mesmo que Sartre define a consciência, potência de aniquilação. Assim o homem que se inclina sobre seu passado põe-se a pensar que este passado podia ter sido outro, teria podido não existir ou contrariamente poderia durar ainda.
A psicanálise é um método de tratamento psíquico desenvolvido por Freud caracterizado por uma visão dinâmica de todos os aspectos da vida mental, consciente e inconsciente, com especial ênfase nos fenômenos inconsciente, e por uma técnica minuciosa de investigação e de tratamento, baseados no emprego da associação livre continuada.
Nestas páginas, preparada com esmero pelo Instituto Paulista de Psicanálise, você encontrará todas as informações necessárias para saber como se tornar um psicanalista profissional e também como fazer da análise um instrumental pronto para viver mais e melhor.
Tendo em vista o aumento do número de profissionais de psicologia e psicanálise formados por ano em Campinas e região e à falta de uma alternativa, viável e de qualidade, com docentes comprometidos com a clínica e com a transmissão; considerando o aumento vertiginoso do uso de psicotrópicos pela população condicionada à diminuição da qualidade da saúde mental da população geral e à busca cada vez maior por um atendimento especializado na área psi (psiquiatria – psicologia); verificando que historicamente, em períodos de instabilidade política e econômica houve sempre um aumento do índice de psicopatologias ligadas ao estresse, tentativas de suicídio, aumento das internações condicionadas às crises de angústia, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e depressão; considerando recentes levantamentos da Organização Mundial da Saúde em que há um aumento considerável de casos descritos como psicopatológicos, propomos uma especialização que oferta uma formação teórica fundamentada na escuta do sujeito, embasada na teoria da psicanálise proposta por Freud e Lacan.
Pretendemos, com este curso, oferecer aos alunos uma visão geral e ampla do que é a psicanálise a partir de Freud e considerando os avanços propostos por Lacan na teoria e no que concerne à prática clínica, um aprofundamento, na medida do possível, nos eixos centrais e estruturais do que seria necessário para a formação teórica do analista.